domingo, 5 de dezembro de 2010

WikiLeaks divulga material sobre a FAB

A onda de revelações dos Telegramas dos Embaixadores Americanos revelados pelo site Wikileaks continua, e dessa vez o assunto foi a FAB e a compra de aviões realizada pelo Brasil que gera algo em torno de 15 bilhões.

A preocupação Norte Americana nas compras realizadas pela FAB é especial, tendo em vista a intenção do passe de tecnologias, porém o documento revela que há uma preferencia da FAB pelos cassas americanos, segundo afirma a embaixadora na época Lisa Kubiske e também de Thomas Shannon.

Nos diálogos do ministro da Defesa Jobim com o embaixador Shannon fica frisado a importância que os embaixadores americanos dão a compra sempre infantisando ao interlocutor brasileiro que os Estados Unidos através dessa venda deposita uma grande confiança no Brasil em relação a segurança, considerando ainda isso um “importante avanço” que deve ser “protegido” e “consolidado”.

Detalhes também na relação de reconstrução do Haiti, uma parceria Brasil e Estados Unidos foram revelados, onde o interesse por ambos na reconstrução traria maior tranquilidade para aquele país e fortaleceria a relação dos Países envolvidos.

O Irã está sempre envolvido nos diálogos, como revela o telegrama do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, na época Thomas, revelando a preocupação de que o Brasil seja cauteloso nas suas relações com o país do presidente Ahmadinejad, para Antônio Patriota o Brasil só quer "evitar uma repetição do Iraque".



Veja na íntegra os documentos revelados neste domingo, 05/12/2010, no link: http://213.251.145.96/reldate/2010-12-05_0.html



0 comentários:

Postar um comentário